Intervenção na Crise

A Intervenção na Crise refere-se ao apoio psicológico prestado face a eventos traumáticos, tais como acidentes de trabalho, tiroteios, morte ou ferimento de colegas (por exemplo, bombeiros, agentes policiais…), catástrofes (humanitárias ou naturais), reconhecimento de cadáveres, entre outras situações que causam um grande impacto emocional(pela ameaça, perda ou dano), levando a um desiquilíbrio. Isto ocorre, essencialmente, pela sensação de fracasso na resolução do problema ou pela dificuldade em aceitar a natureza da situação.

Este apoio deverá ser realizado o mais depressa possível uma vez que, quanto mais tempo o indivíduo ficar sem assistência, mais graves tendem a ser os efeitos do incidente.

são vividos, entre outros, sentimentos de tristeza, culpa, confusão, pânico, que levam a uma desorganização interna do indivíduo, já que não consegue arranjar estratégias para enfrentar a situação.

O apoio psicológico tem como objectivo ajudar a lidar com a situação e evitar o desencadeamento de sintomas de depressão ou de stress pós-traumático. A evolução negativa das emoções associadas ao evento poderá ter consequências ao nível da vida pessoal, profissional e relacional. Por isso, procure a ajuda de um profissional.