Educação Emocional: Treino de Competências

Grande parte das crianças têm dificuldade em compreender, lidar e processar a complexidade das emoções. Deparam-se frequentemente com situações com as quais não estão familiarizadas, o que dificulta recorrerem a estratégias adequadas ou experienciar situações em absoluto. Estas situações dão-se, por exemplo, quando ocorrem problemas familiares, divórcio, perdas, no caso de experiências negativas. O mesmo acontece com experiências positivas, como momentos de prazer, nascimento de irmãos, relações com os pares, nas quais não conseguem tirar partido delas.

A Educação Emocional surge com o intuito de ajudar as crianças a lidarem com as suas dificuldades emocionais e comportamentais, por forma a agir preventivamente e/ou na resolução dos seus problemas. As crianças emocionalmente imaturas podem ter problemas de agressividade e/ou tristeza constante, desobediência, falta de concentração, agitação, irritabilidade, ausência de prazer, etc.. As sessões permitem minimizar o impacto das várias situações negativas e potenciar as experiências positivas. 

Estas sessões tem como população-alvo crianças a partir dos 4 anos, sendo os temas adaptados a cada idade. As aulas são compostas por: apresentação do sentimento/comportamento, exercício e relaxamento. Estas decorrem às terça-feiras, as 18h30, num período de 45 minutos. 

A experiência adquirida neste projecto tem demonstrado um resultado extremamente positivo. As crianças têm estabelecido uma relação forte, partilhando as suas questões pessoais, revelando sentirem-se escutadas e um grande desejo em integrar a aula no seu dia-a-dia. Os encarregados de educação partilham que os seus educandos apresentam mudanças comportamentais, afectos pela professora e colegas e agradecem as estratégias que levam para casa, tendo já servido de apoio em várias situações.