Consultas Online

Em construção

Nas escolas

Aconselhamento Parental

É um serviço, pontual ou contínuo (prestação de serviço), disponibilizado para as escolas/colégios, para servir os cuidadores dos alunos. 

Funciona por agendamento feito pelo colégio, mediante disponibilidade dos cuidadores.

O Aconselhamento Parental tem como principal objectivo orientar e apoiar o processo educativo das crianças, ajudando os cuidadores a executarem uma prática parental mais positiva e equilibrada. 

 

Apoio aos Agentes Educativos

É um serviço, pontual ou contínuo (prestação de serviço), disponibilizado para as escolas/colégios, para servir os agentes educativos (PRofessores, Educadores de Infância, Auxiliares, Directores...)

Este apoio dá-se através de reuniões por observação em contexto de sala de aula, possibilitando a análise das situações, a estruturação de estratégias e a alteração das situações de conflito.

Esta orientação permite resolver problemas, sensibilizar a comunidade educativa e fazer, caso seja necessário, encaminhamentos para diferentes valências que possam ajudar as crianças.

 

Estes dois serviços são ferramentas essenciais para que a aprendizagem ocorra com o mínimo de obstáculos, podendo assim atingir todo o potencial daquelas crianças e, consecutivamente, do estabelecimento escolar.

 

As sessões de ambos os serviços podem ser Presenciais ou Online.

 

 

 

Hipnose Infantil


A terapia através de hipnose consiste em modificar as respostas emocionais, cognitivas e comportamentais através da sugestão. Para tal recorre-se ao relaxamento, imaginação, memória e visualização, podendo, assim, dar novos significados às experiências passadas ou construir novas convicções perante os objetivos pretendidos.

Consiste na troca de informação entre o consciente e o inconsciente, sob a orientação de um técnico, que durante a sessão participa como guia, dialogando e sugerindo novos cenários mentais.Durante o transe, estado em que a criança se encontra muito concentrada e com total controlo do seu pensamento, é utilizado um discurso adaptado e acolhedor.

 

A Hipnose Infantil poderá ajudar nas seguintes situações

Enurese Nocturna

Tiques Nervosos

Distúrbios do sono (Bruxismo, Terrores Nocturnos)

Gagueira Leve

Distúrbios da ansiedade (Fobia e Stress Pós-Traumático)

Melhorar a concentração;

Controlo da dor;

No processo de luto;

Promoção da motivação e/ou da auto-estima,

Melhoria do desempenho escolar;

Desenvolvimento do auto-controlo;

  • Complemento ao combate à obesidade.

Supervisão

A Supervisão é o momento em que há partilha de experiências, com o intuito de fazer o supervisando refletir sobre os casos clínicos e sobre o seu desempenho.

O Supervisor, enquanto facilitador do processo de aprendizagem, pela sua experiência, tem como papel orientar e promover a qualidade da prática exercida pelo psicólogo.

O agendamento da supervisão dependerá da disponibilidade do supervisando e das vagas disponíveis.

A Supervisão decorre presencialmemte ou via Skype.

A Supervisão poderá ser individual, em grupo (mínimo de 3 elementos) ou pontual.

Educação Emocional: Treino de Competências

Educação Emocional: Treino de Competências

Grande parte das crianças têm dificuldade em compreender, lidar e processar a complexidade das emoções. Deparam-se frequentemente com situações com as quais não estão familiarizadas, o que dificulta recorrerem a estratégias adequadas ou experienciar situações em absoluto. Estas situações dão-se, por exemplo, quando ocorrem problemas familiares, divórcio, perdas, no caso de experiências negativas. O mesmo acontece com experiências positivas, como momentos de prazer, nascimento de irmãos, relações com os pares, nas quais não conseguem tirar partido delas.

A Educação Emocional surge com o intuito de ajudar as crianças a lidarem com as suas dificuldades emocionais e comportamentais, por forma a agir preventivamente e/ou na resolução dos seus problemas. As crianças emocionalmente imaturas podem ter problemas de agressividade e/ou tristeza constante, desobediência, falta de concentração, agitação, irritabilidade, ausência de prazer, etc.. As sessões permitem minimizar o impacto das várias situações negativas e potenciar as experiências positivas. 

Estas sessões tem como população-alvo crianças a partir dos 4 anos, sendo os temas adaptados a cada idade. As aulas são compostas por: apresentação do sentimento/comportamento, exercício e relaxamento. Estas decorrem às terça-feiras, as 18h30, num período de 45 minutos. 

A experiência adquirida neste projecto tem demonstrado um resultado extremamente positivo. As crianças têm estabelecido uma relação forte, partilhando as suas questões pessoais, revelando sentirem-se escutadas e um grande desejo em integrar a aula no seu dia-a-dia. Os encarregados de educação partilham que os seus educandos apresentam mudanças comportamentais, afectos pela professora e colegas e agradecem as estratégias que levam para casa, tendo já servido de apoio em várias situações.