A adolescência é caracterizada por ser um período do desenvolvimento entre a infância e a idade adulta, iniciando-se por volta dos 12 anos, e está associada à entrada na puberdade. Neste período, ocorrem várias mudanças que abrangem aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais.

Ao nível fisiológico, surgem mudanças maturacionais quer no campo sexual como estético e hormonal. Estas alterações surgem em paralelo com mudanças psicológicas e afectivas, nas quais os jovens tornam-se mais conscientes quanto aos seus valores, à sua identidade e interesses pessoais. A relação com os pares torna-se uma prioridade, assumindo novos papéis sociais, sendo também uma época na qual surgem vários conflitos na relação com os cuidadores.

Um desequilíbrio entre os vários domínios pode levar a consequências de maior relevância, assumindo proporções indesejáveis como comportamentos auto-destrutivos, agressivos, de isolamento, etc., interferindo no rendimento escolar, na qualidade das relações sociais e íntimas e, a longo prazo, no projecto de vida. Para um equilíbrio mais pleno recomenda-se a procura de ajuda técnica.

3681 7069